Ficou muito gay esse "bielagens" mas n consegui pensar em nada melhor, n tive paciência pra isso ainda..

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Coerência

Talvez para muitos não seja algo tão relevante, mas acredito que coerência é algo fundamental para a credibilidade e estabilidade ideológica de um indivíduo.
Cheguei nesse assunto e no estágio de reflexão que me encontro agora quando me deparei com uma frase de Clarice Lispector; "Ou pelo menos o que me faz agir não é o que eu sinto, mas o que eu digo."
Não aconselho ninguém a ficar fã dessa frase, apesar de que não sei em que contexto está inserida(já que peguei a frase solta em um blog, e não fiz pesquisas sobre ala antes de começar essa postagem) , mas avulsa, no sentido apresentado sem ligações externas, me identifico extremamente com ela.
Não sou nenhum tipo de filosofo, nem estudioso do ramo, mas sou uma mente pensante, e apesar de estar muito mal informado e atualizado nesse instante de minha vida, me sinto a vontade pra fazer uma pequena análise desta frase.
Pra começar, a frase no todo, gera a idéia de absolutismo e segurança nas opiniões e tomadas de decisões, associadas a uma coerência terrível da idéia expressada em palavras. O que foi dito, foi dito, e muitas vezes por ORGULHO , certas Palavras são levadas adiante e mantidas até o final, mesmo que o curso ou desencadear de determinado projeto se desvie do planejado, ou as consequências sejam drásticas ou as idéias antigas do indivíduo se metamorfizem noutras diferentes e até mesmo adversas. Por HONRA, a palavra deve ser mantida, seguida a risca, sem importar nenhum fator. Essa característica geralmente é encontrada em pessoas teimosas, pirracentas, orgulhosas.. Não quer dizer que os adjetivos que citei estejam associados ao conservadorismo ou a mentalidade mais fechada.
Alguns podem até pensar que a frase é meia fria, e sem aplicação, graças ao; "[...]não é o que eu sinto, mas o que eu digo." que dá uma espécie de idéia razão versus emoção. Porém vejo uma incoerência contrastando aí que faz do sentido e do todo coerentes. O que você diz, depende do que você sente, está diretamente ligado ao que você sente, logo o que te faz agir é impulsionado pelo que você sente e é ditado pelas palavras provindas das vibrações das suas cordas vocais. Você pode até não querer falar o que você sente e dizer uma outra coisa qualquer, mas essa outra coisa que você falou só veio a tona porque você inibiu um sentimento usando um outro sentimento , seja vergonha, revolta, ira, amor...
O fato é que quando os seus atos condizem com suas idéias, você fica em paz interior, e quando seus atos condizem com suas palavras(provenientes de suas idéias e um conjunto de emoções) você fica orgulhoso e coeso perante a sociedade.
Cansei de viajar vou ao toalete neste instante fazer o número 2, e nunca mais como mostarda.

2 comentários:

  1. Gostei dessa reflexão com base na frase de Clarice, eis a frase:" o que me faz agir não é o que eu sinto, mas o que eu digo." Clarice foi excepcional! É por este motivo que vou citar um provérbio antigo: " A palavra tem poder " O ser humano deve aprender a ser racional em toda sua totalidade Gabriel, isso leva a educação e a uma tentativa de perfeição utópica(utopia não pode ser sinônimo de não tentar).
    O importante é as idéias condizerem realmente, pois é nessa situação que tudo se decide.
    Obs: Deixa de ser fresquinho e fala BANHEIRO! Que frescura viu xD hasuashasuahsuashasuashsuasuas

    ResponderExcluir